MSC - Mindful Self-Compassion
Programa de 8 semanas

 

“Os nossos sucessos e falhanços vêm e vão – estes não nos definem nem determinam o nosso valor.”

Kristin Neff – Co-fundadora do programa MSC, CMSC

Sejam Bem-Vindos!

O Programa MSC de Autocompaixão baseado em Mindfulness é uma jornada de crescimento e empoderamento de 8 semanas, sobretudo vivencial e baseada no programa validado empiricamente MSC – Mindful Self-Compassion, criado por Kristin Neff, Ph.D. e Chris Germer, Ph.D.

Datas, Local, Custo e Inscrição

  • DATAS: Inicio a 14/09 e fim a 09/11. Às 4ªfs das 19h30 às 22h00. Os dias são: 14/09, 21/09, 28/09, 12/10, 19/10, 26/10, 2/11, 9/11. (atenção dia 05/10 por ser feriado não há sessão).
    Data do mini-retiro: 05/11 das 9h30 às 15h
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  • LOCAL: Online via Zoom
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  • FACILITADORES: Filipe Raposo e Rossana Appolloni
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  • CUSTO: Existem vários escalões, para permitir que cada um contribua na medida das suas reais possibilidades financeiras.
    210€ a 240€ (+ disponibilidade)
    180€ a 210€ (- disponibilidade)
    150€ a 180€ (concessão)
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    Caso tenha duvidas visite esta secção.
    Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva de participar (contacte-nos).
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  • INSCRIÇÃO: Se desejar participar neste programa,  preencha o formulário infra para ser contactada(o) com mais instruções. Ser-lhe-á solicitado o pagamento de um sinal de reserva de 50€..

Saiba mais acerca do Programa MSC de 8 Semanas

Existem atualmente mais de 3,000 estudos científicos baseados em evidências, conduzidos um pouco por todo o mundo, validando os benefícios do mindfulness (atenção plena) e da auto-compaixão na saúde mental, emocional, física e espiritual, ao reduzir o stress, o esgotamento (burnout), depressão, ansiedade e promovendo bem-estar, resiliência e relações mais saudáveis e felizes.

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O Programa MSC é para si se:

  • Está a experienciar fadiga da pandemia e necessita de competências emocionais para reforçar a sua resiliência;
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  • Sente necessidade de ter ferramentas e competências para melhor gerir emoções difíceis;
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  • Tem vindo a notar que tem uma voz critica interna forte e necessita melhorar a relação consigo mesma(o) e com os outros;
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  • É um profissional de saúde, educação ou cuidador informal e reconhece a necessidade de cultivar competências de autocuidado e assim evitar a fadiga empática;
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  • Se tem sentido muito isolada(o) e sente falta de mais interação social e possibilidade de partilha num grupo seguro, para sentir mais conexão na sua vida;
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  • Se preocupa demasiado com o que os outros pensam acerca de si e gostaria de sentir mais confiança para expressar a sua verdade, em vez de duvidar de si mesma(o) e permanecer no silêncio;
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  • Pretende conhecer-se melhor mas não sabe de que forma o fazer e precisa de ferramentas específicas e práticas para usar no dia-a-dia;
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  • Pretende juntar-se ao CMSC (Center for Mindful Self-Compassion) e realizar um Teacher Training em MSC ou o Programa de Autocompaixão em Psicoterapia e precisa de cumprir o pré-requisito de ter participado num programa MSC de 8 semanas.

 

Neste Programa MSC de 8 Semanas, irá experienciar e aprender:

  • 7 meditações, 14 exercícios vivenciais e 20 práticas informais que poderão ser usadas no quotidiano para responder àqueles momentos difíceis que esgotam a nossa energia, foco e alegria;
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  • Um processo em 3 passos para fazer face a momentos avassaladores e enfrentar desafios com confiança;
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  • A pergunta mais importante a ser feita para estabelecer uma relação de verdadeiro auto-cuidado e amor próprio;
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  • Como aquietar a voz do crítico interno e fortalecer a sua voz compassiva;
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  • Palavras e gestos que acalmam emoções dolorosas;
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  • Novas formas para responder a relações difíceis e esgotamento (burnout) do cuidador;
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  • O poder de uma comunidade acolhedora e segura onde pode ser você mesma(o).

 

Temáticas do Programa MSC de 8 Semanas – Total 25,5 horas:

  • Semana 1: Descobrindo a Auto-Compaixão (2,5 horas)
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  • Semana 2: Praticando Mindfulness (Atenção plena) (2,5 horas)
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  • Semana 3: Praticando a Bondade-Amorosa (2,5 horas)
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  • Semana 4: Descobrindo a sua Voz Compassiva (2,5 horas)
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  • Semana 5: Vivendo Profundamente – Valores Centrais (2,5 horas)
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  • Semana 5: Dia de Retiro (5,5 horas)
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  • Semana 6: Indo ao encontro de Emoções Difíceis (2,5 horas)
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  • Semana 7: Explorando Relações Desafiantes (2,5 horas)
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  • Semana 8: Abraçando a sua Vida (2,5 horas)

 

Ao longo do Programa

  • É importante estabelecer um compromisso com a regularidade das práticas formais e informais propostas entre cada sessão, para ir consolidando as competências e criando um novo hábito na mente-corpo. É seguro dizer que colheremos deste curso na mesma medida em que nos entregarmos. Isto significa um compromisso pessoal de cerca de 30 minutos diários para praticar.
    Não é necessária experiência anterior em meditação para participar no programa.
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  • Serão entregues manual de participante e áudios de meditações guiadas.

 

Certificação

Será entregue um certificado final a quem participar em pelo menos 7 das 8 sessões, requisito exigido a quem queira fazer o curso MSC Teacher Training pelo Center for Mindful Self-Compassion.

 

Qual é o tamanho do grupo?

O tamanho mínimo para a formação ocorrer é de 6 participantes, o tamanho máximo será de 12 participantes (com 1 facilitador) ou de 20 participantes (com 2 facilitadores).

Facilitador: Rossana Appolloni

O que é que te levou até à Autocompaixão?

A primeira vez que entrei em contacto com a Autocompaixão foi na comunidade de Esalen, nos Estados Unidos, onde residi por uns tempos. Havia várias práticas diárias a acontecer e um dia experimentei um encontro de meditação guiada de autocompaixão. Ainda me lembro como se fosse hoje. Fecho os olhos e volto para aquele lugar onde as palavras eram estranhas, mas tocavam diretamente no meu coração como uma aragem de esperança. Era um coração cheio de dor, a precisar de muito amor, carinho, colo. Era um coração que ansiava por se abrir a uma energia diferente da já conhecida. Precisava muito de ser a minha melhor amiga, a minha mãe, a minha irmã, a minha companheira de vida. A partir daí, as leituras e palestras da Tara Brach, Pema Chödrön, Jack Kornfield, Sharon Salzberg, Kristin Neff, entre outros, vieram reforçar uma prática que passou a fazer parte do meu quotidiano.

Qual o impacto da Autocompaixão na tua vida?

O encontro com a autocompaixão marcou-me profundamente. Comecei um novo caminho, embebido de amor, gratidão e paz interior, mesmo na dor. Abriu-me espaço para ver e sentir as minhas feridas emocionais com consciência e aceitação, dando lugar à inclusão de tudo o que faz parte do meu ser. Quando consigo olhar para o que me dói por dentro com autocompaixão, perco o medo de me mostrar. E quando me mostro é quando me abro à possibilidade de conexão com outro ser humano, é quando sinto a minha estrutura interna forte o suficiente para me proteger do que me faz mal e escolher o que me nutre.

O que é que te qualifica para ensinar o Programa MSC?

Fiz o Programa de 8 Semanas de Mindful Self-Compassion, bem como alguns workshops da Kristin Neff. Enquanto psicoterapeuta tenho feito várias formações que se apoiam na autocompaixão como pilar no processo formativo e terapêutico. Entre as quais destaco: Hakomi: Mindful Somatic Psychotherapy, Compassionate Inquiry, Psicossíntese, Non Violent Communication. Há já alguns anos que faço retiros de meditação em silêncio que me ajudam a manter uma prática regular, onde incluo exercícios de autocompaixão.

O que mais gostarias de partilhar acerca de ti?

Tenho o privilégio de já ter vivido inúmeras aventuras que me conduziram para o mundo do desenvolvimento pessoal e da evolução espiritual de forma muito orgânica. Gosto de novos desafios que me fazem sentir em movimento. Acredito que tudo o que nos acontece é em prol do nosso crescimento e para nos libertarmos do que nos aprisiona. Acredito que nas nossas dores emocionais, nas nossas feridas internas, estão alojados os nossos dons. Percorrer um caminho de consciência e autocompaixão é o que nos permite descobri-los. Para saber mais acerca da Rossana, clique aqui.

Facilitador: Filipe Raposo

O que é que te levou até à Autocompaixão?

Numa palavra: sofrimento. Numa altura em que pressenti a necessidade de um novo caminho, tive a sorte de descobrir a meditação. Comecei então a perceber como carregava tanto desamor por mim mesmo. Percebi como a vergonha, o medo e a raiva ocupavam um grande espaço e determinavam muito do sofrimento que infligia a mim mesmo e a outros à minha volta. A minha mensagem interna era: “há qualquer coisa de errado contigo… talvez se conquistares isto e aquilo e o outro aí talvez sejas digno de ser aceite pelos outros, aí talvez te amem…”

Num retiro de meditação em que tive o privilégio de participar num mosteiro budista no Nepal, tive um contacto mais profundo com este conceito central da prática espiritual que é a Compaixão. A autocompaixão surgiu como um bálsamo que ansiava há muito. Pela primeira vez fazia algo por mim que não implicava maltratar-me ou abandonar-me, na urgência de aliviar a dor das feridas emocionais. Uns anos mais tarde encontrei o programa MSC que me trouxe práticas mais diversas e concretas para cultivar autocompaixão. Desde aí tenho tentado cultivar esta tão valiosa qualidade do coração. Sei também que este é um trabalho para a vida. A voz crítica interna continua por vezes a visitar-me, bem como a vergonha, a raiva e o medo. Mas como refere a Kristin Neff: “nos momentos cruciais, na arena das nossas vidas, quando cairmos, como decerto ocorrerá, em vez de termos os nossos piores críticos na plateia a assistir, a apontar onde hesitámos, onde trememos, onde falharam as nossas forças, é um alívio saber que podemos ter o nosso maior aliado – o nosso lado mais amável e compassivo – que nos encoraja e relembra que somos um ser humano digno de amor.”

Qual o impacto da Autocompaixão na tua vida?

A prática de autocompaixão continua a ser uma das práticas centrais na minha vida. Em particular naqueles momentos difíceis, em que não consigo fazer melhor e me deparo com as minhas falhas e fraquezas, tem surgido uma voz em mim mais compassiva que ajuda a criar espaço para estar com a minha sombra. Isto trouxe-me mais confiança, menos medo de errar, menos medo também de discordar de outros quando sinto necessário, pois sei que há um lado em mim capaz de me relembrar que o meu valor é intrínseco e não depende de circunstâncias externas.

O que é que te qualifica para ensinar o Programa MSC?

Terminei o processo de certificação pelo Center for Mindfulness Self-Compassion (CMSC) San Diego – California em 2021, tendo actualmente o estatuto de Trained Teacher em MSC. Tenho certificação de Qualified Teacher em MBSR (mindfulness based stress reduction), pela Univ. de San Diego – California (MBPTI-UCSD). Sou praticante regular de meditação mindfulness desde 2012, tendo participado em várias formações, cursos, workshops e retiros de meditação e silêncio. Para além disso sou psicoterapeuta somático e tenho a formação completa de Somatic Experience (renegociação de trauma).

O que mais gostarias de partilhar acerca de ti?

Trabalhei durante 17 anos como Engenheiro. Esse lado ligado à ciência tem-me ajudado a manter os pés bem assentes no chão e a manter uma atitude de curiosidade e um sentido de responsabilidade. Em especial nestas áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal e espiritualidade, isto tem-se revelado um grande recurso.

Fiz esta transição da engenharia eletrotécnica para a “engenharia da alma” – como alguém me disse recentemente – porque acredito na importância de irmos atrás dos sonhos e do que nos realiza e liberta.

Testemunhos

Claudio L., Lisboa

“Experienciar o Programa MSC foi (e tem sido) um privilégio. Senti que surgiu no tempo certo, numa abençoada oportunidade de (re)começar a aprender a língua da auto-compaixão. A experiência, mesmo à distância, é envolvente o suficiente para que aconteça partilha, escuta, encontro, construindo juntos um espaço verdadeiramente seguro, de estima e enriquecimento mútuos. Para mim, participar neste Programa é ter começado a dar estes primeiros passos nesta jornada da auto-compaixão, como uma aventura vivida em grupo, num acompanhamento e orientação sempre generosos do Filipe. Ao longo da jornada, os recursos aprendidos foram guardados na mochila e permitem-nos agora usá-los, continuando esta mesma viagem à descoberta e a um olhar mais amoroso e livre por nós mesmos e, assim, pelo outro. Acolher e aceitar a verdade da realidade como é, sem forçar ou resistir, foi para mim uma das maiores descobertas. Sinto que, como na aprendizagem de uma nova língua, fui balbuciando as primeiras palavras, acreditando que agora a viagem continua passo a passo, rumo a esse olhar e abraço que acolhe, aceita e ama.”

Fátima R., Aldeias de Montoito

“Principalmente, o que constatei com este programa foi quão afastada eu estava da auto compaixão na realidade, apesar de já ter lido sobre o assunto. Com este programa "Senti", foi essa a diferença."

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