Meditação, Mindfulness e Autocompaixão

Psicoterapia Somática Humanista

“O importante não é ser perfeito, o importante é ser inteiro”, Carl Jung

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é um tipo de terapia usada com a finalidade de lidar com dificuldades psicológicas e emocionais tais como a ansiedade, a depressão, dificuldades de relacionamento, e problemas de saúde mental. Para tal, utiliza métodos, técnicas e intervenções que se baseiam na relação entre o cliente e o terapeuta.

A psicoterapia vai além de um apoio psicológico uma vez que promove uma mudança interna natural, um estado mais profundo e permanente de maior harmonia e felicidade interiores. O objetivo final da psicoterapia é ajudar o cliente a restabelecer a sua pulsação natural e qualidade de vida, desenvolvendo recursos internos para lidar com as suas circunstâncias internas e externas.

Para saber mais:

https://appcorporal.pt/o-que-e-a-psicoterapia/

Qual a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicoterapeuta?

Os Psiquiatras são médicos com especialização em Psiquiatria e focam-se essencialmente na medicação para o tratamento/alivio dos sintomas (aspectos fisiológicos das manifestações psíquicas indesejáveis).

Psicoterapeuta e o Psicólogo Clínico promovem terapias baseadas em modelos, teorias e técnicas especificas.

Os Psicoterapeutas não necessitam de uma formação de base de licenciatura em Psicologia, mas têm que percorrer uma exigente formação especializada em Psicoterapia, de vários anos, acreditada segundo as normas da European Association for Psychotherapy (EAP).
Para saber mais acerca da profissão de psicoterapeuta em Portugal: https://appcorporal.pt/a-psicoterapia-como-profissao/

Os Psicólogos têm como função principal, realizar a avaliação psicológica. Para trabalharem com um cliente em âmbito terapêutico, devem ter uma formação especializada em Psicoterapia.

Psicoterapia Somática Humanista

Psicoterapia Somática Humanista tem uma visão integradora e holística do ser humano. Mente e corpo são indissociáveis, pelo que cuidar de um, implica cuidar do outro. Esta psicoterapia prima por uma ética de profundo respeito pelos direitos essenciais, pela dignidade, capacidades e aspirações do ser humano.

Os seres vivos, o ser humano incluído, e de resto, tudo na natureza se rege por uma dinâmica de polaridades: luz e sombra,  masculino e feminino, introversão e extroversão, inspirar e expirar, cooperação e competição, estar sozinho e estar em relação, etc. Permanecer preso ou fixado numa polaridade é sinónimo de estagnação, de uma perspectiva estreita perante a vida e de uma mente que se rege por dualidade. A psicoterapia somática humanista ajuda o ser humano a regressar a um movimento natural e saudável pulsando entre polaridades e assim permitindo o contacto com todo o espectro da vida.

Destaca-se a importância fundamental de integrar em todo o trabalho terapêutico as três dimensões do ser: somático-emocional, psicossocial e essencial-espiritual. A nível corporal, a psicoterapia somática trabalha na integração dos padrões de respiração, do tónus muscular e da expressão dos sentimentos através dos principais canais de contacto. A ênfase é no processo terapêutico e não na técnica.

Ao incluirmos o corpo como tradutor da história e expressão da pessoa, podemos alcançar níveis mais profundos de conhecimento sobre a sua experiência, do que aqueles que podem ser obtidos com a abordagem puramente verbal. Procuramos compreender a pessoa enquanto unidade psicossomática, desde o seu processo formativo até às estruturas corporais: da história da vida intra-uterina à morfologia dinâmica do corpo.

Para mais informação acerca da psicoterapia corporal visite esta página:

https://appcorporal.pt/o-que-e-a-psicoterapia-corporal/

Atendimento Psicoterapêutico

De momento estou a aceitar clientes. Atendo no formato online, ou presencial na zona da Ericeira.

Se pretender iniciar um processo de acompanhamento psicoterapêutico, por favor contacte-nos.

 

 “E chegou o dia em que o risco de continuar espremida dentro do botão era mais doloroso que o de desabrochar.“, Anaïs Nin

Subscreva a nossa newsletter

INTRODUZA O SEU EMAIL E ESTEJA SEMPRE A PAR DAS NOVIDADES

Por um mundo mais compassivo. mindfulness, autocompaixão
@compassivamente 2024