MBSR
O Programa de 8 semanas

“Para um barco sem rumo todos os ventos são adversos.”

Séneca

Segundo a Organização Mundial de Saúde (dados 2017), cerca de 970 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum distúrbio mental (1 em cada 7 pessoas). O numero de pessoas com algum quadro de depressão ou ansiedade aumentou mais de 40% nos últimos 30 anos.
Em Portugal, a situação é especialmente problemática, sendo o país da OCDE com maior consumo de ansiolíticos, hipnóticos e sedativos, de acordo com um estudo do Infarmed divulgado em 2017.
Perante a actual situação de pandemia, a OMS prevê que na ausência de medidas preventivas – que ajudem a cultivar resiliência física e mental – cerca de 1/3 da população mundial venha a desenvolver algum tipo de perturbação mental, em particular problemas relacionados com ansiedade e depressão.

Próximas Datas: 10 Janeiro a 7 Março 2023, 3ªfs 19h30-22h

Datas das 8 sessões: 10/01, 17/01, 24/01, 31/01, 07/02, 14/02, 28/02, 07/03 (dia de Entrudo 21/02 não há sessão), 19h30-22h
Data do Mini-retiro: 18/02 -> 9h-15h
Formato: Online via Zoom

Assista a uma apresentação do Programa MBSR no canal do Youtube:
👉  https://youtu.be/Y8x8-a6wAfI

Acerca do Programa

O programa de redução de ansiedade e stress baseado em mindfulness – MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction é reconhecido mundialmente e a sua eficácia tem sido comprovada cientificamente ao longo das ultimas décadas, contando com mais de 8.000 artigos científicos publicados. O MBSR continua a ser considerado o “gold standard” do treino de mindfulness para a redução de ansiedade e stress. Este programa é recomendado pelo National Institute of Health and Clinical Excellence do Reino Unido.

 

Objectivo

Este programa com duração de 8 semanas, é uma intervenção psicoeducativa ao nível intra e interpessoal, baseado no treino experiencial de competências de mindfulness. Os conteúdos seguem o programa MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction reconhecido mundialmente e comprovado cientificamente nas ultimas décadas. Este programa é recomendado pelo National Institute of Health and Clinical Excellence do Reino Unido. Através de práticas simples e eficazes de meditação mindfulness, de movimento consciente baseado em yoga e chi kung, partilhas e diálogo, vamos consolidando as qualidades de atenção plena, com aceitação, sem critica e sem julgamento, com o objetivo de integrar essas qualidades na nossa vivência do dia-a-dia. Esta outra forma de nos relacionarmos com a vida, ajuda a quebrar os ciclos de ansiedade, stress e esgotamento que afligem tantos de nós.

 

Porquê 8 Semanas?

8 semanas foi a duração mínima, na qual a utilização de práticas regulares de Mindfulness, levou a alterações benéficas significativas e cientificamente comprovadas, a nível de redução de sintomas relacionados com stress e aumento de bem estar.

A eficácia do curso está diretamente ligada com o empenho e a disciplina do participante. É importante estabelecer um compromisso com a regularidade das práticas formais e informais propostas entre cada sessão, para ir consolidando as competências e criando um novo hábito na mente-corpo. É seguro dizer que colheremos deste curso na mesma medida em que nos entregarmos.

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Benefícios do Programa

  • Gestão da ansiedade e do stress;
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  • Melhoria das competências emocionais;
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  • Melhoria da memória e das capacidades cognitivas;
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  • Bem-estar e relaxamento;
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  • Facilita uma comunicação mais empática e consciente;
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  • Porta de entrada para uma via de auto-conhecimento, desenvolvimento e espiritualidade.
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A Formação inclui:

  • Manual do curso MBSR em português;
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  • Gravações áudio e vídeo com práticas de meditação guiadas;
  • As 8 sessões não serão gravadas de forma a salvaguardar o espaço seguro do grupo. Apenas a sessão de mini-retiro poderá ser gravada e disponibilizada;
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  • Certificado de participação a quem participar em pelo menos 7 das 8 sessões do curso. Este é um requisito exigido para quem queira fazer o curso MBSR/MBCT Teacher Training. O certificado é reconhecido pelo MBPTI da UCSD (https://cih.ucsd.edu/mbpti)

 

Acerca do Formador – Filipe Raposo

Descobri a meditação por volta de 2012 na tradição budista. Isto teve um grande impacto no meu caminho. Desde que comecei a meditar que este treino foi progressivamente informando mais e mais a minha vida diária. Vou com regularidade a um mosteiro da tradição budista Theravada, onde fico alguns dias e tento estar próximo dos ensinamentos do Buddha. Apesar de ter uma ligação forte ao Dhamma, tento ensinar meditação desde uma perspectiva laica, acessível a todos.
Fiz o caminho de certificação para ensinar o programa MBSR com a Universidade de San Diego (Califórnia), tendo actualmente o estatuto de professor qualificado (Qualified Teacher).
Para saber mais acerca do instrutor, clique aqui.

CONTRIBUIÇÃO

Existem vários escalões, para permitir que cada um contribua na medida das suas reais possibilidades financeiras.

210€ a 240€ (+ disponibilidade)
180€ a 210€ (- disponibilidade)
150€ a 180€ (concessão)

Caso tenha duvidas visite esta secção.
Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva de participar (contacte-nos).

VOUCHERS

-> Ofereça a inscrição nesta atividade a alguém de quem gosta e receba um voucher para oferta. Contacte-nos!

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INSCRIÇÃO

Se desejar participar neste programa,  preencha o formulário infra para ser contactada(o) com mais instruções.

Testemunhos

M. Alexandra, Noruega

“Este curso ajudou-me a perceber o potencial que vive em cada um de nós e como podemos conhecer, perceber, acolher, lidar com os nossos pensamentos, com as nossas dificuldades, com a ansiedade e com o stress. Levo para o meu dia a dia a importância de saber parar, de viver o momento presente com tudo o que ele me traz, de receber a vida e de lhe devolver serenidade, discernimento e autocompaixao. Escolher fazer este curso é abraçar o nosso eu e estar disposto a ouvi-lo, a percebê-lo, a acolhê-lho e a senti-lo. É a possibilidade de encontrar contentamento e plenitude através da meditação que se funda em tanto daquilo que vive dentro do meu ser e que consegui redescobrir. Sentido de Unidade e Gratidão resumem esta minha experiência.”

Joana A., Famalicão

“O programa é muito completo, organizado e bem estruturado. O Filipe é muito profissional, senti-me sempre apoiada tanto nas sessões como remotamente, sempre pronto para tirar as dúvidas que surgiam. Recomendo vivamente o curso”

Susana F., Lisboa

“Cheguei com poucas expectativas, entreguei-me à experiência e conquistei fundamentalmente um maior sentido de esperança e mais paciência. De alguma forma aprendi a ler, a medir o meu corpo e a minha mente, a dirigir o foco no meu dia-a-dia para aquilo que quero e como devo relacionar-me comigo e com o "mundo". Estou grata ao Filipe pela sua imensa dedicação, disponibilidade e serenidade ao longo de 8 semanas muito intensas e gratificantes. Sinto que foi lançada a semente para a minha evolução!”

Sérgio R., Lisboa

“Gostei muito do curso, quer ao nível da estrutura e conteúdos, quer e acima de tudo da forma serena e assertiva com que o Filipe ministrou as aulas e o apoio entre estas. Relembrei várias práticas como a importância da respiração, a regularidade dos exercícios nem que seja por pouco tempo. O mindful yoga foi uma bela novidade, assim como as partilhas e um conceito que tenho praticado com satisfação - inspiração /acolhimento, expiração /desapego. O bodyscaning gosto, mas ainda tenho poucos resultados. Os colegas foram cooperantes e simpáticos o que também ajudou á fluidez das aulas. Muitos parabéns ao instrutor pela fluída sequência com que nos guiou, assim como as histórias delicosapientes que nos inspiraram.“

Fátima N., Lisboa

“Fiquei muito satisfeita com os resultados deste curso porque comecei a tomar consciência de tudo o que se passava no meu corpo. Primeiro das sensações, dos pensamentos, das emoções e tomar consciência do que se passa comigo, é sem duvida o caminho para poder olhar para as situações, para o que me está a afectar, para o mundo exterior e perceber e lidar com isso da melhor forma. Aprendi estratégias para implementar diariamente, o hábito faz com que nós realmente comecemos a ter, atenção plena no corpo, com as paragens ao longo do dia. Foi muito positivo, o Filipe é um excelente instrutor, recomendo a todos.”

Formulário de Inscrição

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