Meditação Mindfulness, Autocompaixão, Psicoterapia

Retiro de Inverno

Ida para Retiro e Pausa nos Eventos CompassivaMente

Retiro mindfulness

Acredito que a meditação é muito mais do que uma ferramenta de gestão de stress. Quando praticada consistentemente, a meditação vai-nos estendendo o convite a adotar um estilo de vida que apoie cada vez mais a prática contemplativa. A meditação é parte integrante de um caminho de crescimento espiritual.

Ensino a meditar, não tanto a partir de um conhecimento teórico, mas com base no que tenho realizado e integrado na minha vida.

Parte importante da vida contemplativa é a realização de retiros. Ir para retiro é uma oportunidade de ir mais fundo nas várias vertentes do treino – meditação, sabedoria e conduta ética. Apesar de haver um “desligar” do mundo e da vida quotidiana, ir para retiro não é uma fuga aos desafios da vida. Como nos diz Jon Kabat-Zinn, o criador do programa MBSR: “Aonde quer que vás, ali estarás”. Levamos connosco na nossa mente/corpo/coração os desafios, as dúvidas, os anseios e os dramas predispondo-nos a dar-lhes total atenção sem as estratégias de distração e fuga habituais. Ir para retiro é também uma oportunidade de rever a direção da nossa vida e olhar para nossa bússola interior.

Mindfulness meditation

Estarei ausente das atividades do projeto CompassivaMente cerca de 3 meses e meio, de Dezembro de 2024 a final de Março de 2025. Vou estar em retiro no Mosteiro Budista de Amaravati em Inglaterra. Espero poder viver este período mais próximo do Dhamma (ensinamentos do Buddha) e aprofundar a prática contemplativa. Oxalá possa trazer muitas bênçãos para as pessoas que acompanho, seja nos cursos de meditação, nas empresas onde levo a prática de mindfulness, ou aos clientes de psicoterapia. Que possamos todos beneficiar desta jornada a que me proponho.

.

Até breve!

Compartilhar

Pedido de informações

Formulário de pedido de informações