Webinar Gratuito Online
Autocompaixão


Autocompaixão – Construindo uma amizade interna

 

10 de Dezembro de 2022, 10h - 11h

👉  Data: 10/12/2022, 10:00h – 11:00h

👉  Local: Online, no Zoom e Live no Instagram @compassiva.mente

👉  Tema: Autocompaixão – Construindo uma amizade interna

 

👉 Dados de Acesso no Zoom (entre na sessão 5 minutos antes da hora):

Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/81325035460?pwd=WTZQWmNUMVhVVS8xVXpWcEJkcXNxdz09

ID da reunião: 813 2503 5460
Senha de acesso: 951478

 

A participação no webinar é aberta a todos e gratuita. Este webinar pretende ser uma acção de divulgação gratuita e não propriamente uma acção de formação. Como tal, não serão emitidos certificados de participação ou vouchers.

Descrição

A compaixão é um dos princípios éticos fundamentais da convivência com os outros seres humanos e os restantes seres vivos. É uma força motivadora de comportamentos de entreajuda e reforço dos laços sociais. É uma qualidade que permite construir uma civilização que apoia o bem-estar físico e mental de todos os seres humanos independentemente das suas características físicas, mentais, posses materiais, religiões ou crenças. A compaixão está ao serviço da vida, e, tem sido considerada por vários autores como a força motriz por excelência no progresso humano.

 

E o que é ao certo a compaixão?

A compaixão é a qualidade de ver com clareza a natureza do sofrimento, reconhecendo que não estamos separados desta experiência difícil, permanecendo ainda assim com a fortaleza e vontade de criar as condições para que o sofrimento termine. Se essa compaixão for acompanhada por sabedoria, poderemos tomar a ação mais hábil a reduzir esse sofrimento, sem estarmos apegados ao retorno das nossas ações. Em suma, a compaixão leva-nos a sentir o estado subjetivo de sofrimento no outro e a querer fazer algo para aliviá-lo.

A autocompaixão é esta mesma atitude dirigida a nós mesmos. É o caminho de nos tornarmos no nosso melhor amigo e aprendermos a amar as nossas imperfeições.

A autocompaixão é um modo de nos relacionarmos connosco mesmos de forma corajosa, acolhedora, gentil e amorosa, aceitando-nos tal como somos, mesmo com as limitações e os aspetos menos agradáveis, em todas as circunstâncias da vida. A atitude compassiva dirigida a nós mesmos, não é algo intuitivo ou que surja naturalmente para a maioria das pessoas. De facto, o que a pesquisa parece indicar, é que cerca de 75% das pessoas é significativamente mais compassiva com outras pessoas do que consigo próprio. No entanto, é possível cultivar esta qualidade de forma a torná-la presente nas nossas vidas como fonte de coragem, aceitação e resiliência. É de extrema importância atendermos ao tom do nosso diálogo interior, pois é certo que parte de nós vai estar à escuta. É com base nessa escuta que traçamos a nossa autoimagem e as nossas crenças.

 

Existem atualmente mais de 3,000 estudos científicos baseados em evidências, conduzidos um pouco por todo o mundo, validando os benefícios de mindfulness (atenção plena) e da autocompaixão na saúde mental, emocional, física e espiritual, ao reduzir o stress, o esgotamento (burnout), depressão, ansiedade e promovendo bem-estar, resiliência e relações mais saudáveis e felizes.

Se tiver interesse em aderir ao grupo do projeto CompassivaMente no Telegram use o link de convite:

https://t.me/+5j_5B79cSwc1MGU8

 

Neste grupo tomará conhecimento das novidades relacionadas com workshops, webinares, cursos e retiros relacionados com mindfulness, autocompaixão e psicoterapia somática.