Sejam Bem-Vindos!
O Programa MSC de Autocompaixão baseado em Mindfulness é uma jornada de crescimento e empoderamento de 8 semanas, em grupo, sobretudo vivencial e baseada no programa validado empiricamente MSC – Mindful Self-Compassion, criado por Kristin Neff, Ph.D. e Chris Germer, Ph.D.
.
DATAS: 2025. As datas serão anunciados em breve.
CUSTO: A ser anunciado.
Saiba mais acerca do Programa MSC de 8 Semanas
Existem atualmente mais de 3,000 estudos científicos baseados em evidências, conduzidos um pouco por todo o mundo, validando os benefícios de mindfulness (atenção plena) e da autocompaixão na saúde mental, emocional, física e espiritual, ao reduzir o stress, o esgotamento (burnout), depressão, ansiedade e promovendo bem-estar, resiliência e relações mais saudáveis e felizes.
O Programa MSC é para si se:
Neste Programa MSC de 8 Semanas, irá experienciar e aprender:
Temáticas do Programa MSC de 8 Semanas – Total 25,5 horas:
Ao longo do Programa
Certificação
Será entregue um certificado final a quem participar em pelo menos 7 das 8 sessões, requisito exigido a quem queira fazer o curso MSC Teacher Training pelo CMSC .
Facilitador: Rossana Appolloni
O que é que te levou até à Autocompaixão?
A primeira vez que entrei em contacto com a Autocompaixão foi na comunidade de Esalen, nos Estados Unidos, onde residi por uns tempos. Havia várias práticas diárias a acontecer e um dia experimentei um encontro de meditação guiada de autocompaixão. Ainda me lembro como se fosse hoje. Fecho os olhos e volto para aquele lugar onde as palavras eram estranhas, mas tocavam diretamente no meu coração como uma aragem de esperança. Era um coração cheio de dor, a precisar de muito amor, carinho, colo. Era um coração que ansiava por se abrir a uma energia diferente da já conhecida. Precisava muito de ser a minha melhor amiga, a minha mãe, a minha irmã, a minha companheira de vida. A partir daí, as leituras e palestras da Tara Brach, Pema Chödrön, Jack Kornfield, Sharon Salzberg, Kristin Neff, entre outros, vieram reforçar uma prática que passou a fazer parte do meu quotidiano.
Qual o impacto da Autocompaixão na tua vida?
O encontro com a autocompaixão marcou-me profundamente. Comecei um novo caminho, embebido de amor, gratidão e paz interior, mesmo na dor. Abriu-me espaço para ver e sentir as minhas feridas emocionais com consciência e aceitação, dando lugar à inclusão de tudo o que faz parte do meu ser. Quando consigo olhar para o que me dói por dentro com autocompaixão, perco o medo de me mostrar. E quando me mostro é quando me abro à possibilidade de conexão com outro ser humano, é quando sinto a minha estrutura interna forte o suficiente para me proteger do que me faz mal e escolher o que me nutre.
O que é que te qualifica para facilitar o programa MSC?
Fiz o Programa de 8 Semanas de Mindful Self-Compassion, bem como alguns workshops da Kristin Neff. Enquanto psicoterapeuta tenho feito várias formações que se apoiam na autocompaixão como pilar no processo formativo e terapêutico. Entre as quais destaco: Hakomi: Mindful Somatic Psychotherapy, Compassionate Inquiry, Psicossíntese, Non Violent Communication. Há já alguns anos que faço retiros de meditação em silêncio que me ajudam a manter uma prática regular, onde incluo exercícios de autocompaixão.
O que mais gostarias de partilhar acerca de ti?
Tenho o privilégio de já ter vivido inúmeras aventuras que me conduziram para o mundo do desenvolvimento pessoal e da evolução espiritual de forma muito orgânica. Gosto de novos desafios que me fazem sentir em movimento. Acredito que tudo o que nos acontece é em prol do nosso crescimento e para nos libertarmos do que nos aprisiona. Acredito que nas nossas dores emocionais, nas nossas feridas internas, estão alojados os nossos dons. Percorrer um caminho de consciência e autocompaixão é o que nos permite descobri-los. Para saber mais acerca da Rossana, clique aqui.
Facilitador: Filipe Raposo
O que é que te levou até à Autocompaixão?
Numa palavra: sofrimento. Numa altura em que pressenti a necessidade de um novo caminho, tive a sorte de descobrir a meditação. Comecei então a perceber como carregava tanto desamor por mim mesmo. Percebi como a vergonha, o medo e a raiva ocupavam um grande espaço e determinavam muito do sofrimento que infligia a mim mesmo e a outros à minha volta. A minha mensagem interna era: “há qualquer coisa de errado contigo… talvez se conquistares isto e aquilo e o outro aí talvez sejas digno de ser aceite pelos outros, aí talvez te amem…”
Num retiro de meditação em que tive o privilégio de participar num mosteiro budista no Nepal, tive um contacto mais profundo com este conceito central da prática espiritual que é a Compaixão. A autocompaixão surgiu como um bálsamo que ansiava há muito. Pela primeira vez fazia algo por mim que não implicava maltratar-me ou abandonar-me, na urgência de aliviar a dor das feridas emocionais. Uns anos mais tarde encontrei o programa MSC que me trouxe práticas mais diversas e concretas para cultivar autocompaixão. Desde aí tenho tentado cultivar esta tão valiosa qualidade do coração. Sei também que este é um trabalho para a vida. A voz crítica interna continua por vezes a visitar-me, bem como a vergonha, a raiva e o medo. Mas como refere a Kristin Neff: “nos momentos cruciais, na arena das nossas vidas, quando cairmos, como decerto ocorrerá, em vez de termos os nossos piores críticos na plateia a assistir, a apontar onde hesitámos, onde trememos, onde falharam as nossas forças, é um alívio saber que podemos ter o nosso maior aliado – o nosso lado mais amável e compassivo – que nos encoraja e relembra que somos um ser humano digno de amor.”
Qual o impacto da Autocompaixão na tua vida?
A prática de autocompaixão continua a ser uma das práticas centrais na minha vida. Em particular naqueles momentos difíceis, em que não consigo fazer melhor e me deparo com as minhas falhas e fraquezas, tem surgido uma voz em mim mais compassiva que ajuda a criar espaço para estar com a minha sombra. Isto trouxe-me mais confiança, menos medo de errar, menos medo também de discordar de outros quando sinto necessário, pois sei que há um lado em mim capaz de me relembrar que o meu valor é intrínseco e não depende de circunstâncias externas.
O que é que te qualifica para ensinar o Programa MSC?
Terminei o processo de certificação pelo Center for Mindfulness Self-Compassion (CMSC) San Diego – California em 2021, tendo actualmente o estatuto de Trained Teacher em MSC. Tenho certificação de Qualified Teacher em MBSR (mindfulness based stress reduction), pela Univ. de San Diego – California (MBPTI-UCSD). Sou praticante regular de meditação mindfulness desde 2012, tendo participado em várias formações, cursos, workshops e retiros de meditação e silêncio. Para além disso sou psicoterapeuta somático e tenho a formação completa de Somatic Experience (renegociação de trauma).
O que mais gostarias de partilhar acerca de ti?
Trabalhei durante 17 anos como Engenheiro. Esse lado ligado à ciência tem-me ajudado a manter os pés bem assentes no chão e a manter uma atitude de curiosidade e um sentido de responsabilidade. Em especial nestas áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal e espiritualidade, isto tem-se revelado um grande recurso.
Fiz esta transição da engenharia eletrotécnica para a “engenharia da alma” – como alguém me disse recentemente – porque acredito na importância de irmos atrás dos sonhos e do que nos realiza e liberta.
Claudio L., Lisboa
“Experienciar o Programa MSC foi (e tem sido) um privilégio. Senti que surgiu no tempo certo, numa abençoada oportunidade de (re)começar a aprender a língua da auto-compaixão. A experiência, mesmo à distância, é envolvente o suficiente para que aconteça partilha, escuta, encontro, construindo juntos um espaço verdadeiramente seguro, de estima e enriquecimento mútuos. Para mim, participar neste Programa é ter começado a dar estes primeiros passos nesta jornada da auto-compaixão, como uma aventura vivida em grupo, num acompanhamento e orientação sempre generosos do Filipe. Ao longo da jornada, os recursos aprendidos foram guardados na mochila e permitem-nos agora usá-los, continuando esta mesma viagem à descoberta e a um olhar mais amoroso e livre por nós mesmos e, assim, pelo outro. Acolher e aceitar a verdade da realidade como é, sem forçar ou resistir, foi para mim uma das maiores descobertas. Sinto que, como na aprendizagem de uma nova língua, fui balbuciando as primeiras palavras, acreditando que agora a viagem continua passo a passo, rumo a esse olhar e abraço que acolhe, aceita e ama.”
Tatiana P., Évora
“O curso de MSC é um bálsamo para a alma e ajudou-me a reconectar com o meu lado mais amigo, mais doce.
As partilhas feitas entre os membros de um grupo com o mesmo propósito são inestimáveis e ajudam-nos a contatar com a nossa humanidade comum revelando-nos por vezes o mais profundo de nós.
Obrigada Filipe pela tua doçura, simplicidade e atitude compassiva que me permitiu uma maior abertura e compaixão com o meu lado mais inóspito.”
Jorge R., Nazaré
“O programa MSC veio relembrar-me desta possibilidade tão incrível que mesmo depois de descoberta anteriormente acabo por esquecer, a possibilidade da auto-compaixão. Esta prática abre tantas portas mas a importante, para mim, é a do Amor próprio. Aquele Amor de que fala Khalil Gibran e que é também o Amor do principal mandamento de outro Mestre de que tanto já ouvimos falar, Jesus, quando diz ‘Ama o outro como a ti mesmo’. Ou seja, Ama primeiro a ti mesmo. É esta a porta que a prática da auto-compaixão me abre. Obrigado Filipe, pela forma simples e gentil de apresentar tamanha sabedoria.”
Helena P., Lisboa
“O curso de MSC permitiu-me fazer um mergulho no meu Ser como complemento ao meu próprio processo de psicoterapia. Experiencio na prática [pessoal e clínica como psicóloga] o quão o Mindfulness aliado à Autocompaixao são uma verdadeira porta para a transformação. As práticas diárias são fundamentais para o músculo da autocompaixao ganhar robustez. As partilhas semanais em grupo foram de uma riqueza incrível, ajudando a sublinhar a nossa humanidade partilhada. Gratidão, ao Filipe que sabiamente nos guiou e a todo o grupo.”
Filipa E., Grândola
“Aprender a escutar a nossa voz amiga, sermos mais gentis connosco próprios e abraçar a energia de compaixão. Foram alguns dos temas que ficaram em mim nesta experiência transformadora. Aprendi a falar comigo própria com mais amorosidade, dar-me colo e a escutar-me com compaixão. Gratidão imensa à Rossana e ao Filipe por proporcionarem este curso tão especial. Este curso traz ferramentas para que sejamos os nossos melhores amigos.
Gratidão imensa pela partilha em grupo no curso e por esta experiência transformadora.”
INTRODUZA O SEU EMAIL E ESTEJA SEMPRE A PAR DAS NOVIDADES