Meditação, Mindfulness e Autocompaixão

MBSR O Programa de 8 semanas – Presencial Évora

“Para um barco sem rumo todos os ventos são adversos.” Séneca

Segundo a Organização Mundial de Saúde (dados 2017), cerca de 970 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum distúrbio mental (1 em cada 7 pessoas). O numero de pessoas com algum quadro de depressão ou ansiedade aumentou mais de 40% nos últimos 30 anos.
Em Portugal, a situação é especialmente problemática, sendo o país da OCDE com maior consumo de ansiolíticos, hipnóticos e sedativos, de acordo com um estudo do Infarmed divulgado em 2017.

Próxima Edição Presencial em Évora: Datas a serem anunciadas

Custo: A ser anunciado

Acerca do Programa

O programa de redução de ansiedade e stress baseado em mindfulness – MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction é reconhecido mundialmente e a sua eficácia tem sido comprovada cientificamente ao longo das ultimas décadas. Existem mais de de 8.000 artigos científicos publicados a validarem os benefícios da prática de mindfulness. O MBSR continua a ser considerado o “gold standard” do treino de mindfulness na redução de stress e ansiedade. O MBSR é recomendado pelo National Institute of Health and Clinical Excellence do Reino Unido.

 

Objectivo

Este programa com duração de 8 semanas, é uma intervenção psicoeducativa ao nível intra e interpessoal, baseado no treino experiencial de competências de mindfulness. Os conteúdos seguem o programa MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction reconhecido mundialmente e comprovado cientificamente nas ultimas décadas. Através de práticas simples e eficazes de meditação mindfulness, de movimento consciente baseado em yoga e chi kung, partilhas e diálogo, vamos consolidando as qualidades de atenção plena, com aceitação, sem critica e sem julgamento, com o objetivo de integrar essas qualidades na nossa vivência do dia-a-dia. Esta outra forma de nos relacionarmos com a vida, ajuda a quebrar os ciclos de ansiedade, stress e esgotamento..

 

Programa (Total 26 horas)

Sessão 1 – Introduzindo Mindfulness (2h30)

Só podemos cuidar daquilo que tomamos consciência; Uma mente distraída é uma mente insatisfeita; Há muito mais coisas que estão bem em ti do que aquelas que estão mal.

Sessão 2 – Perceção e Respostas Criativas (2h30)

Como vês, ou não vês as coisas, determinará como responderás a elas. Não são os eventos em si, mas antes como os percecionas e te relacionas com eles que ditará os efeitos no teu corpo e mente

Sessão 3 – O Poder e o Prazer de estarmos Presentes (2h30)

Desenvolvendo uma relação sábia com o momento presente, podemos experimentar maior liberdade, contentamento e empoderamento.

Sessão 4 – A Sombra do Stress (2h30)

Fatores de stress; A fisiologia do stress; Ciclos de reatividade ao stress potenciados pelo piloto automático.

Sessão 5 – Encontrando o Espaço para fazer Escolhas (2h30)

Mindfulness como potenciador do espaço de liberdade. Responder em vez de reagir.

?Sessão 6 – Mindfulness nas Relações Interpessoais (2h30)

Reconhecer padrões habituais de nos relacionarmos e comunicarmos com os outros e discernir as opções mais hábeis nas relações interpessoais. Comunicação empática e consciente.

Sessão de Mini-Retiro – Mergulhar a fundo em Mindfulness (6h00)

Aprofundar a consciência plena da experiência através do cultivo formal de práticas de mindfulness durante um período alargado. Fomentar a possibilidade de maior autoconhecimento e discernimento da impermanência dos estados agradáveis ou desagradáveis na mente-corpo.

Sessão 7 – Escolhas Pessoais e Estilos de Vida (2h30)

Trazer consciência ao impacto das nossas escolhas, no bem-estar intrapessoal, interpessoal e numa perspetiva comunitária. O cultivo de generosidade, amabilidade e compaixão na prática formal de meditação para que possa estar mais disponível na vida do dia-a-dia.

Sessão 8 – A Oitava Semana é o Resto da Tua Vida (2h30)

Como manter de forma sustentada a prática que desenvolvemos nas ultimas 7 semanas?

Cuidar do fecho do processo com o grupo. Honrar o que vivemos neste percurso.

 

Estrutura das Sessões

Este programa é predominantemente prático. Haverá um mínimo de 1 hora de prática em cada sessão (este tempo é dividido em vários momentos) – meditação sentada, deitada, de pé, ou a andar; movimento consciente; mindful yoga. As práticas com movimento são acessíveis a todas as pessoas de todas as condições físicas. Haverão também momentos de enquadramento teórico e momentos de partilhas em pequenos grupos ou em grupo grande, de forma a clarificar e consolidar as aprendizagens.

 

Assista a uma apresentação do Programa MBSR em inglês, pelo Centro de Mindfulness – Escola Médica da Universidade de Massachussets (autores do programa): ?  https://youtu.be/Y0LArEJ_sRo.

Benefícios do Programa

  • Gestão da ansiedade e stress;
  • Melhoria da resiliência e gestão emocional;
  • Bem-estar, relaxamento, contentamento e abertura à vida;
  • Facilita uma comunicação mais empática e consciente;
  • Porta de entrada para uma via de autoconhecimento, desenvolvimento e espiritualidade.

 

Porquê 8 Semanas?

8 semanas foi a duração mínima, na qual a utilização de práticas regulares de Mindfulness, levou a alterações benéficas significativas e cientificamente comprovadas, a nível de redução de sintomas relacionados com stress e aumento de bem estar.

A eficácia do curso está diretamente ligada com o empenho e a disciplina do participante. É importante estabelecer um compromisso com a regularidade das práticas formais e informais propostas entre cada sessão, para ir consolidando as competências e criando um novo hábito na mente-corpo. É seguro dizer que colheremos deste curso na mesma medida em que nos entregarmos.

 

A Formação inclui:

-> Manual do curso MBSR em português;

-> Gravações áudio e vídeo com práticas de meditação guiadas.

-> Certificado de participação a quem participar em pelo menos 7 das 8 sessões do curso. Este é um requisito exigido para quem queira fazer o curso MBSR/MBCT Teacher Training. O certificado é reconhecido pelo MBPTI da UCSD (https://cih.ucsd.edu/mbpti)

-> Nas edições online, apenas a sessão de mini-retiro poderá ser gravada e disponibilizada. Nas edições presenciais não há qualquer gravação.

 

Acerca do Formador – Filipe Raposo

Descobri a meditação por volta de 2012 na tradição budista. Isto teve um grande impacto no meu caminho. Desde que comecei a meditar, este treino foi progressivamente informando mais e mais a minha vida diária. Vou com regularidade a um mosteiro da tradição budista Theravada, onde fico alguns dias e tento estar próximo dos ensinamentos do Buddha. Apesar de ter uma ligação forte ao Dhamma, tento ensinar meditação desde uma perspectiva laica, acessível a todos.
Fiz o caminho de certificação para ensinar o programa MBSR com a Universidade de San Diego (Califórnia), tendo actualmente o estatuto de professor qualificado (Qualified Teacher).
Para saber mais acerca do instrutor, clique aqui.

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