"É um acto radical de amor…

... apenas sentarmo-nos em silêncio por um período de tempo connosco mesmos.", Jon Kabat-Zinn

“A verdadeira prática de meditação é a forma como vivemos as nossas vidas, momento após momento, após momento…”

Jon Kabat-Zinn

O que é? Porquê praticar?

-> Mindfulness é um estado de atenção focada intencionalmente no momento presente e que nota a experiência sem critica, julgamento ou preferência. É um estado de presença corajosa e compassiva, aqui e agora, que envolve uma relação direta e experiencial com a vida.

O treino desta qualidade de atenção e presença é um meio de cultivar o autoconhecimento e o discernimento face a quaisquer circunstâncias de vida. Esta qualidade de consciência permite ampliar cada vez mais a nossa liberdade face a hábitos e a padrões de condicionamento e de reactividade.

Esta prática contemplativa não requer a ligação a uma religião ou crença, podendo ser praticada por qualquer pessoa independentemente do seu contexto cultural ou religioso.

-> A meditação mindfulness traz diversos benefícios fisiológicos e mentais comprovados cientificamente: bem-estar, relaxamento, melhoria: da memória; das capacidades cognitivas; do sistema imunitário. Ajuda na autorregulação, gestão da ansiedade e do stress e melhoria das competências emocionais e sociais.

Ainda assim, estes benefícios foram sempre considerados como algo secundário ou colateral no seio das tradições contemplativas. Praticada de forma continuada, a meditação pode ser um caminho para o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e ético e uma via para a espiritualidade e realização profunda.

Como escolher uma formação de mindfulness?

No caso de pretender receber formação de mindfulness, a sugestão que deixamos vai no sentido de ter em atenção qual a formação do instrutor de mindfulness, qual o seu percurso e experiência. Hoje em dia há uma grande diversidade de ofertas, no âmbito das terapêuticas alternativas e ensino de meditação, onde frequentemente surge mindfulness. Na ausência de uma regulamentação em Portugal do ensino de mindfulness, assiste-se por vezes, infelizmente, a ofertas de formação muito pouco sérias, cujos formadores têm por vezes uma experiência insuficiente ou inexistente. No entanto, importa saber que o desenvolvimento dos programas baseados em mindfulness que estão por detrás da vasta pesquisa cientifica existente, bem como os percursos de formação e certificação de instrutores de mindfulness, segue um conjunto de diretrizes e um percurso definido. Existem linhas condutoras de boas práticas e princípios éticos definidos a nível internacional a serem seguidos pelo instrutor de mindfulness na sua formação e treino e modo como ensina mindfulness. Visite a secção de artigos onde poderá ler mais acerca dos princípios éticos a serem observados por instrutores de mindfulness, bem como o percurso de formação do instrutor de mindfulness.

No projeto CompassivaMente seguimos de perto estas diretrizes internacionais.

Programas