Meditação, Mindfullness e Autocompaixão

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Formação do Instrutor de Mindfulness

Percurso de formação esperado de um instrutor de programas baseados em mindfulness

Os princípios orientadores que se seguem foram adaptados do British Association of Mindfulness-Based Teachers (BAMBA). Estes princípios foram desenvolvidos com o propósito de promover boas práticas no ensino de programas baseados em mindfulness. Estes programas destinam-se a ensinar mindfulness com o objetivo de ajudar os participantes com os seus problemas de saúde física e/ou psicológica e com os desafios contínuos inerentes à vida. Estes princípios cobrem os programas baseados em mindfulness secular, com um currículo definido, normalmente de oito sessões com o professor e em grupo, e com 30 a 45 minutos de prática pessoal diária em casa, promovendo desenvolvimento e aprendizagem experiencial; têm um compromisso claro de serem baseados em evidências científicas.

 

Um Instrutor de programas baseados em mindfulness deve possuir os seguintes requisitos:

A. Formação de professores – Mindfulness Based Teacher Training (MBTT)

  1. Familiarização com o programa através da participação pessoal no programa que está a aprender a ensinar, com particular aprofundamento pessoal de todas as principais práticas de meditação deste programa baseado em mindfulness.
  2. Conclusão de um programa rigoroso e aprofundado de formação de professores – ou percurso supervisionado durante um período mínimo de 12 meses.

 

B. Formação prévia ou experiência relevante para além do Mindfulness Based Teacher Training

  1. Uma qualificação profissional em saúde mental ou física, educação ou assistência social, ou experiência de vida equivalente reconhecida pela organização ou contexto dentro do qual o ensino terá lugar.
  2. Conhecimento e experiência das populações às quais levará o programa baseado em mindfulness, incluindo experiência de ensino, prestação de cuidados terapêuticos ou de outro tipo com grupos e indivíduos, a menos que esses conhecimentos e experiência sejam fornecidos a um nível adequado através da própria formação de professores.
  3. Se estiver a ensinar o MBCT – formação profissional em saúde mental que inclua o uso de abordagens terapêuticas baseadas em evidências.

 

C. Requisitos contínuos de boas práticas

  1. Compromisso com uma prática pessoal de mindfulness através:
    • De uma prática diária regular formal e informal;
    • De participação anual em retiros de meditação mindfulness, guiados por um professor, com períodos de silêncio significativos
  2. Compromisso com processos que desenvolvem continuamente a prática do ensino do mindfulness:
    • Contacto contínuo com colegas que ensinem programas baseados em mindfulness, para partilha de experiências e aprendizagem colaborativa.
    • Processo contínuo e regular de supervisão, por um mentor de mindfulness certificado, incluíndo:
      • Oportunidade para refletir sobre o processo pessoal em relação com a prática pessoal de mindfulness e a experiencia do ensino do mindfulness;
      • Receber feedback periódico sobre o ensino do mindfulness através de gravações vídeo, o supervisor participando em sessões do programa a ser ensinado, ou co-ensinamento do programa com feedbacks reciprocos.
  3. Compromisso contínuo com a prática reflexiva apoiada, através da visualização de gravações de sessões de ensino pessoais, conexão com professores de mindfulness e leitura regular de livros relacionados com mindfulness. Envolvimento em formação adicional para desenvolvimento de habilidades e compreensão no ensino de programas com abordagens baseadas no mindfulness. Compromisso em manter-se atualizado com as mais atuais evidências relacionadas com as abordagens baseadas em mindfulness.
  4. Contínua adesão à estrutura ética adequada ao seu campo profissional e contexto de trabalho.

 

Lista das principais escolas de formação para programas baseados em mindfulness:

MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction – https://medschool.ucsd.edu/som/fmph/research/mindfulness/Pages/default.aspx

MSC – Mindful Self-Compassion – https://centerformsc.org/

MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy – http://mbct.co.uk/

Breathworks – www.breathworks-mindfulness.org.uk

MBLC – Mindfulness Based Living Course – www.mindfulnessassociation.net

MBCP – Mindfulness Based Childbirth and Parenting – www.mindfulbirthing.org

MBRP – Mindfulness Based Relapse Prevention – www.mindfulrp.com

MBAR – Mindfulness Based Addiction Recovery – www.valeriemason-john.com/mindfulness-based-addiction-recovery

Mindfulness for Life – www.youthmindfulness.org/

MBCT-L – Mindfulness-based Cognitive Therapy for Life – www.oxfordmindfulness.org

 

Outras referências usadas neste documento

Site da International Mindfulness Integrity Network – https://iminetwork.org/
Site da British Association of Mindfulness-based Approaches – https://bamba.org.uk/

Rebecca S. Crane, Judith G. Soulsby, Willem Kuyken, J. Mark, G.Williams, Catrin Eames, Trish Bartley, Lucinda Cooper, Alison Evans, Melanie J.V. Fennell, Eluned Gold, Jody Mardula and Sarah Silverton (2017), Mindfulness-based Interventions Teaching Assessment Criteria (MBI:TAC)

R.S. Crane et al, Training teachers to deliver mindfulness-based interventions: Learning from the UK Experience, (2010), https://www.bangor.ac.uk/mindfulness/documents/2010trainingarticle.pdf

Jon Kabat-Zinn, Saki Santorelli, Melissa Blacker, Jeffrey Batley, Florence Meleo-Meyer, Paul Grossman, Ulrike Kesper-Grossman, Diane Reibel, Bob Stahl – Training Teachers to Deliver Mindfulness Based Stress Reduction – Principles and Standards

Center for Mindfulness in Medicine, Healthcare, and Society – University of Massachusetts Medical School 2012

R.S. Crane, Judith Soulsby, Willem Kuyken, J. Mark G. Williams, Catrin Eames, Christoph Egger–Büssing et al. European Associations for mindfulness based Approaches (EAMBA) – Ethical guidelines for MBSR and MBCT teachers – Nov 2013 https://www.eamba.net/about

Alison Evans, Rebecca Crane, Lucinda Cooper, Jody Mardula, Jenny Wilks, Christina Surawy, Maura Kenny, Willem Kuyken

A Framework for Supervision for Mindfulness-Based Teachers: A Space for Embodied Mutual Inquiry Mindfulness (2015) 6:572–581 DOI 10.1007/s12671-014-0292-4 https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-014-0292-4

R. S. Crane, J. Brewer, C. Feldman, J. Kabat-Zinn, S. Santorelli, J. M. G. Williams and W. Kuyken What defines mindfulness –based programs? The warp and the weft

Psychological Medicine, doi:10.1017/S0033291716003317 Page 1 of 10. © Cambridge University Press 2016

http://oxfordmindfulness.org/wp-content/uploads/2017/04/16-What-defines-mindfulness-based-programs-the-warp-and-the-weft.pdf

Pauline Eva Ruijgrok-Lupton, Rebecca S. Crane, Dusana Dorjee

Impact of Mindfulness-Based Teacher Training on MBSR Participant Well-Being Outcomes and Course Satisfaction

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